Viral para gente grande

A IBM mostra que um game viral não precisa ser engraçadinho, para marcas de consumo e focado no público jovem.  A idéia por trás dos “jogos sérios” é embutir problemas reais fazendo a busca de soluções se tornar viral. Como já foi falado no TED por Jane McGonical.
A IBM cita ainda as pesquisas da ESA (Entertainment Software Association), que contrariam a percepção de que meninos de 14 anos são o grupo demográfico dominante entre os usuários de jogos de computador (a média de idade dos jogadores é 35 anos, e 43% são mulheres).
Considerando tudo isso, a empresa lançou esta semana um jogo online simulando problemas de negócios e de gestão de cidades, que os jogadores devem buscar resolver usando diferentes tecnologias. O objetivo é chamar atenção para o programa “Smarter Planet”, o mesmo que vem sendo anunciado nas telinhas dos Airbus da TAM na ponte aérea.
O jogo, chamado CityOne, permite que os jogadores escolham entre 4 setores de indústria – financeiro, varejo, água e energia – e resolvam problemas como o monitoramento da qualidade da água ou do fornecimento de energia de uma cidade. Os usuários podem escolher entre várias tecnologias para resolver os problemas propostos e comparar os resultados.
Tem muita inspiração do SimCity, inclusive no objetivo de maximizar lucro, condições ambientais e a felicidade dos cidadãos, mas no CityOne você começa com a cidade completamente desenvolvida e tem de lidar com as coisas que já deram errado.
A vice-presidente de software da IBM Nancy Pearson diz que o jogo visa divulgar e aumentar as vendas de novos serviços da empresa. O programa Smarter Planet parte da idéia que de edifícios isolados à malha elétrica podem ser medidos digitalmente para poderem ser otimizados, estimando que tais tecnologias podem gerar receitas da ordem de US$10BB até 2015.
“É uma maneira de engajar as pessoas que podem nunca ter pensado na IBM desta forma antes”, diz Pearson.
Mais de 7.000 pessoas já se registraram para jogar, incluindo membros de universidades, governos e negócios privados. Os usuários podem fazer perguntas via chat a representantes da IBM durante o jogo.
No jogo os setores financeiro e de varejo apresentam problemas mais focados em negócios, como melhorias de gestão de risco. A IBM promete adicionar mais setores e cenários ao jogo.
O CityOne foi anunciado formalmente em maio, mas só entrou no ar em 4 de outubro, quando li a notícia na Bloomberg.
# Conceito da campanha “Smart Planet” 2010 – utilização de dados reais como elemento artístico
Abraços, Claudio Terra Prates (Claudio é leitor do Blog de Guerrilha desde 2003)



Comentários